Skip to content

☆ França ~ O Melhor Pais para se Morar.. ☆

19/01/2010

Foi exatamente com esse titulo que a noticia me chamou atenção..

Como assim?? A França?? Não não pode ser.. :roll:

Resolvi entrar no site International Living e “ver com meus proprios olhos”.. E’ como se estivesse revendo “O Santo de Casa não Faz Milagre”..

Não posso dizer que AMO a França, mas também não odeio.. E nesses 3 anos que aqui estou, aprendi mais a amar, do que odiar.. Morar na França NUNCA esteve nos meus planos, mas naqueles acasos da vida (se é que acasos, coincidências, destino existem), aqui cai de para-quedas.. e daqui ninguém me tira.. então não vim com muitas expectativas.. a unica que estava super ansiosa era com o Louvre em si.. se ia amar mesmo, ou me decepcionar.. mas estava longe de pensar que o pais que moro, tem a melhor Qualidade de Vida, Saude, Liberdade do Mundo.. :shock:

E para minha maior surpresa, esse é o 5° ano consecutivo que a França é o numero 1.. “No Surprise”.. Logico que sim.. :shock: :shock: :shock:

Sem falar que o texto da França parece aqueles usados para conquistar a vaga de uma Copa do Mundo..

Em resumo:

Sua cansativa burocracia (aleluia que reconhecem) e impostos elevados são compensados por uma qualidade insuperàvel de vida, incluindo o melhor sistema de saúde do mundo..

A França obteve pontuações elevadas na maioria das categorias.. Mas você não precisa dos numeros para saber que o estilo “bon vivant” é especial.. Desça do avião e você vai experimentar em primeira-mão..

Eu sempre desejei que os indicadores de qualidade de vida pudessem medir o coração de um país e a alma.. Mas é impossível enumerar a alegria de uma garrafa de vinho tinto em uma brasserie parisiense.. ou passear às margens do Sena em uma manhã de primavera, “fuçar” nos livros ..  ou comprar croissants amanteigados na boêmia Montmartre.. ouvir os sinos da Notre Dame.. andar nas ruas antigas pavimentadas com poesia..

A romântica Paris oferece o melhor de tudo, mas os serviços não caem nas outras regiões.. da Alsace dos vinhos.. na Córsega selvagem e encantadoras.. as lavandas perfumadas da Provence.. ou ainda na Languedoc dos trovadores, banhada pelo sol do Mediterrâneo..

As propriedades na “provincia” e o estilo de vida são muitas vezes mais baratas do que em Paris (não tem nem comparação).. O sudoeste do Midi-Pyrénées é uma àrea de caça particularmente boa para as casas de vila por menos de US$ 100.000.. Mercados ao ar livre estão em toda parte.. O foie gras, alho rosa, Armagnac, e violetas cristalizadas não são produtos “gourmet” para os locais.. Em vez disso, apenas um dia de compras como outro..

Essa é a minha França.. a mesma que faz greve TODAS as semanas.. Manifestações são um modo de vida.. Strike primeiro e depois negociar.. e o “pior” é que quase sempre funciona..

Existem desvantagens de viver na França.. Lidar com a burocracia francesa não é nada fàcil.. Qualquer pessoa que se mudou para o país, sabe que a quantidade de papelada exigida é o suficiente para fazer as pessoas puxarem seus cabelos de tanta raiva.. ou é o mal atendimento, ou a demora, ou perdem os papéis e là vai você atràs deles tudo de novo.. sem falar que pelo telefone aqui não se resolve nada..

Apesar dessas frustrações, os franceses estão à par do que é considerado o melhor sistema mundial de saùde.. Além disso, a excelente educação gratuita que está disponível para aqueles que optam por tirar vantagem dela.. Cidadãos franceses são subsidiados pelo governo do “berço ao túmulo”, e a taxa de pessoas pobres correspondem a menos de 15% da população.. Sem falar que os pobres daqui nem se comparam com os pobres que encontramos no Brasil.. Os franceses são considerados também os mais rápidos para reclamar impostos elevados.. Mas eles recebem muitos benefícios para suas contribuições.. Como eu sempre digo, a França é uma Mãe!! :lol:

Muitos aqui dizem que a França é um “paraíso tropical”, (isso porque eles realmente não conhecem o nosso Paraiso), por causa do tempo que não é tão chuvoso quanto Londres, ou frio quanto a Dinamarca, e por ai vai.. mas na minha opinião: As pessoas não vivem/vêm à França em busca do tempo perfeito.. Eles vêm para a arquitetura, museus e monumentos famosos.. vêm para o passeio ao longo do Sena, sendo subjugado pela beleza da Notre Dame e traçar os caminhos de tantos escritores de renome, artistas, atores e intelectuais.. Muitas pessoas concordam que a França é um dos países mais bonitos, em qualquer lugar que você và, é difícil não ser afetado pela sua história rica e variada..

É difícil mencionar França sem notar a sua comida e vinhos.. Muitos acham que é um dos melhores do mundo e inspirou a culinária de muitos paises.. A estética é um elemento essencial do francês, a forma como os alimentos são apresentados, as flores são exibidas e vitrines/janelas estão decoradas.. Não importa para onde você olhe, você vai sempre ver algo que você nunca viu antes..

Outra coisa que eu aprecio sobre a França é a sua localização geogràfica central, e o fato de que você pode estar em paises diferentes, com culturas extremamente variadas, em questão de horas..

Não hà dùvida de que viver em Paris, é substancialmente mais caro do que outras partes da França.. Mas é so’ ir um pouco mais além, as propriedades estão disponiveis, que custam menos e a qualidade dos serviços não diminuirà.. Casas na provincia podem ser compradas por menos de 100.000 euros e  você pode dar a sorte de estar situado nas  montanhas, em terrenos com glicínias em cascata, campos lavanda, campos de girassol ou vinhas..

Mesmo pequenas vilas têm mercados ao ar livre.. As igrejas têm concertos e custam quase nada, ou são gratuitos.. A França é pequena o suficiente para que você possa estar nas montanhas, no mar ou em locais que se parecem e se sentem totalmente diferente.. Não esquecendo dos otimo sistema ferroviàrio que facilita ir daqui para là rapidamente e economicamente..

O Executivo de Cinema Leonid Bochkov descreveu bem a França, no Juri de um Festival de Cinema:

“Eu penso que a avaliação # 1 está próxima da realidade. A França é uma das maiores nações localizadas no coração da Europa. É grande e diversificada no terreno, tem um bom clima e da sua história e cultura são muito ricas. Os franceses são simpáticos eo clima é otimista. Os preços são menos do que em muitos países vizinhos, mais estradas, transportes, medicina e educação estão em um nível elevado. As mulheres francesas são lindas. Eu voto para a França! “

Minha escolha é a França também..  Quem não gostaria de ser seduzido por ela e ter uma maior chance de saborear e viver a vida?!! 8)

Bons Costumes são importantes e as pessoas tendem a ser respeitosas com o outro.. Os franceses possuem um certo “savoir faire”.. Mesmo que muitas pessoas trabalhem arduamente, seus trabalhos não os definem, a menos que seja o “Président de la République Française”.. ** so’ para constar que não tenha nada contra o Sarko, no inicio não simpatizava com ele, mas agora que virou vovô estou dando uma chance! :lol: **

A maioria dos franceses tendem a comprar menos coisas, mas investir em melhor qualidade.. Eles parecem ter um sentido aguçado do estilo e uma apreciação profunda do aqui e agora.. Se é ou não é verdade, muitos dizem que os franceses são mais romântico do que outros.. Isso jà não sei.. mas o que sei é que pode não ser fàcil de se tornar amigo de um francês, mas uma vez que você é, é para a vida toda..

.

.

Jà ia esquecendo.. o Brasil ficou em 38° posição.. na frente de muitos paises de “1° mundo”.. e ganhou da França no quesito “Custo de Vida”..

19 Comentários leave one →
  1. 19/01/2010 22:23

    Eu não preciso de nenhuma pesquisa me dizendo que a França é o melhor lugar do mundo….AdoUro!
    Quem sabe eu ainda consiga realizar esse sonho de morar aí!

  2. ☆☆ Martinha ☆☆ permalink
    19/01/2010 22:24

    Ahhh que realiza sim.. sempre é tempo..
    Eu ainda estou aprendendo a gostar.. continuo meio apegada ao passado ainda.. então ainda sofro bastantinho..
    =((
    Mas passarà..
    Super beijo e até breve!!
    =)

  3. 19/01/2010 22:25

    Oii!

    Adorei o post. Eu adoro a França e espero um dia poder morar..

    Grande abraço,
    Vivian

  4. ☆☆ Martinha ☆☆ permalink
    19/01/2010 23:56

    Oi Vivian..
    Obrigada pela visita..
    E pense positivo que os sonhos podem se tornar realidade..
    =)

  5. Pedro Tinoco permalink
    23/06/2010 3:33

    Martinha.
    Indescritível a onda de prazer que senti ao ler seu texto,, direto, devidamente nostálgico e com uma pitada de Savoir faire impressionantes.

    Sim eu sou apaixonado pela França, adoro o mau humor dos Franceses e a forma que sou tratado ai, como turista, espero um dia como habitante.

    Estou indo para esta terradia 24 e regressarei abaixo dos tópicos dia 01 de Julho.

    Me envie um e-mail para podermos nos conhecer melhor e trocarmos informações

    Parabéns e muita “Mèrde”

    Pedro Tinoco

  6. Vitor permalink
    22/07/2010 22:20

    ola

    já a seis meses atrás tente emigrar para França onde tenho muitos amigos espalhados, tive dificuldade em encontrar emprego, onde acabei por adiar a minha decisão, mas gostaria de voltar a tentar e de encontrar emprego ai.

    Para já não passa de um sonho espero dar um salto muito em breve.

    cumprimentos.

  7. Adriana permalink
    18/03/2011 23:26

    Adorei seu texto, estive em Paris no meu aniversário em novembro, eu e meu esposo ficamos deslumbrados com tudo e sonhando em um dia podermos morar neste lugar maravilhoso….

  8. RODRIGO MARIANO permalink
    27/03/2011 18:00

    Fiquei muito empolgado agora!!
    Você escreveu de um jeito que faz viajar ^^
    Eu vou pra Besançon em agosto, estudar Administração em Franche- Comté por um ano.
    E ja estou pensando em como conseguir um visto pernamente na França…
    Se tiver alguma ideia, por favor me fala! =)

    beijo!

  9. Arthur permalink
    26/08/2011 22:47

    Nossa! Esse post me estimulou mais ainda a sonhar em morar na França pois eu AMO esse país de paixão eu sonho muito em morar aí! ^^

  10. jair permalink
    08/10/2011 1:33

    Ola, gostei do que vc escreveu. Meu nome e Jair, morei 16 anos em Londres, tenho cidadania Italiana e falo frances fluente. Gostaria de saber como fazer para alugar casa, arrumar emprego, em geral como me instalar na Franca. estou pensando Paris ou Montpellier.

    Vc poderia me dar dicas????

    JAir

  11. Alline Sousa permalink
    07/12/2011 15:56

    Estive morando 1 ano em França e foi a melhor experiençia da minha vida, e um país lindissimo, sem falar que a lingua e bem façil de aprender e linda de falar, as ruas de paris pra mim nao tem igual e tudo mesmo lindiiiiissimo… Atualmente moro em Portugal mas a França e que esta no meu coração.

  12. Maria permalink
    07/03/2012 16:27

    Olá :) Gostei imenso desta descrição!!
    Será que lhe posso colocar mais algumas questões sobre dúvidas que tenho??
    Deixo o meu mail para falarmos :)
    Obrigada!
    Maria

  13. Fernando permalink
    11/03/2012 18:54

    Olá Martinha,
    Adorei o seu post, conheço a França como turista porém agora quero viver aí.
    Qual a sua sugestão para que eu viva legalmente na França?
    Abraço,
    Fernando.

  14. Thaís permalink
    13/06/2012 2:30

    Que delicia…Espero realmente um dia ter essa oportunidade! Abraço.

  15. Juliana permalink
    31/08/2012 14:42

    Adorei o seu texto, me vejo escrevendo suas palavras …vivo aqui e acho tao incrivel a possibilidade de mudar de paisagem facilmente e se deslumbrar ..sempre!Alguns mitos ficaram, como a antipatia…quando voce os conhece isso muda, quando vc mora aqui é facil reconhecer quando uma pessoa é francesa, nao pelo look mas pelas atitudes, estou aprendendo a cada dia aqui.. mais e mais

  16. Glima permalink
    30/12/2012 12:52

    Atualmente estou morando na França, mas voltarei ao Brasil logo, logo. Para mim, a França só é o melhor lugar do mundo para turismo. O dia a dia aqui é muito duro: as pessoas são frias, indiferentes, impacientes; o clima é horrível e a comida (que todos dizem ser a melhor do mundo) é muito insossa. Não troco o meu Brasil pela França, mesmo com todos os problemas sociais que enfrentamos lá.

  17. Leonard F. Saint permalink
    22/04/2013 3:40

    Estou entre França e Suécia, mas ainda tenho muito tempo para resolver, vou na França em julho se espero gostar. Mas uma coisa é certa meu sonho é sair do Brasil.
    .

  18. Hillana permalink
    20/05/2013 19:45

    Oi adorei o post também, estou para começar uma viagem muito doida e se possível gostaria de um conselho, vou viajar para um para com dinheiro pra me manter por um tempo e de la gostaria de arrumar um emprego e juntar mais um dinheiro e ir para outro País,acredito que estando na Europa isso se torna mais fácil, apesar de saber que mesmo assim não será complicado em tudo mais tenho vontade de conhecer culturas novas, pessoas novas sem criar Raízes sem intenção de juntar dinheiro e voltar rica para o Brasil, uma viagem em busca de conhecimentos mesmo, tenho uma amiga que mora na França e estou pensando em começar por ai, o que me dizem, é difícil de arrumar emprego, existem muitos Brasileiros no país, estou com a viagem programada para começar em Dezembro…
    Grande abraço

  19. Duarte permalink
    24/05/2013 21:23

    Martinha, são informações fantásticas que você nos dá, acabou gerando algumas dúvidas que eu enviei via seu email para não alongar aqui no blog. Parabéns e muitas felicidades porque você é sem dúvida uma privilegiada.
    Duarte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: